sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Um pouco da nossa História

Um pouco da nossa história

O Projeto Arte em Palha surge a partir do aproveitamento da palha do ouricuri e da compreensão da iminente escassez dos recursos naturais e da falta de trabalho no município com o foco no aproveitamento da palha e conservação do meio ambiente.

O trabalho do artesanato em cestaria ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho manual ele tem entre outros objetivos resgatar a auto estima de jovens e adultos artesãos.

A relevância deste trabalho artesanal se dá a partir da compreensão da realidade experimentada por muitas pessoas que nele está inserido. Neste sentido resgatar o potencial criativo destas pessoas vincula-se a importância de si perceber como ser capaz de transformar aquilo que antes era visto como algo sem valor, destinado a alguns trabalhos simples e costumeiros como: esteiras e trança para confecção de chapéus e hoje transformado em utensílios domésticos, acessórios de moda e peças para decoração.

Através do exercício deste trabalho de transformar, de produzir arte com consciência ecológica e responsabilidade social nasce à possibilidade de uma produção de renda com a confecção e venda dos produtos e um processo educativo e social a partir da vivência e experiência de transformar a matéria prima que é a palha do ouricuri em arte. Esta é a nossa filosofia. Esta é a Palha viva.



Nenhum comentário: